Tecnologia: Clubes passaram a se Reunir de forma Virtual

Uma pandemia nos “ensinou” a fazer um novo formato de reunião, que já era permitido pelo Conselho de Legislação (COL) do Rotary International, mas ainda pouco praticado no Distrito 4630. Completamos pouco mais de 2 meses de reuniões rotárias on-line.

O novo coronavírus fez com que os rotarianos, incansáveis em querer ajudar o próximo, aprendessem a usar uma nova ferramenta: aplicativos para reuniões virtuais. Mesmo aqueles que eram mais resistentes, pela falta de familiaridade com as novas tecnologias, passaram a gostar das reuniões on-line, uma forma encontrada para amenizar a falta de contato presencial que a quarentena tem causado.

Segundo o governador Edio Martello, “manter as reuniões já foi uma grande sacada dos clubes em focarem na solução, fazendo um favor para a comunidade e para si mesmos, reunindo-se, ainda que virtualmente, neste momento em que o isolamento é necessário e primordial. Manter as reuniões torna menos difícil essa quarentena e nos mantém fortes para prosseguirmos”, afirma.

Para o Coordenador Assistente da Imagem Pública das Zonas 23 A e 24 A, Richard Ropelato Rizzo, os clubes fizeram o dever de casa. “Com mais ou menos dificuldades todos se adaptaram a nova realidade e fizeram bom uso da tecnologia. O distrito não foi diferente. Pela primeira vez fizemos o GATS e PETS on-line. O Rotary International se reinventou, quando pela primeira vez fez a reunião do board foi de forma online. O futuro com certeza será diferente. Novas oportunidades surgirão. Os clubes perceberam que é possível adotar as tecnologias para continuar o trabalho que fazemos. Lembrando que adotamos ferramentas digitais desde o ano rotário 2018-19, quando o Carlos Naves foi governador”, pontua.

“Quando compramos a ferramenta, pensamos nela para uma necessidade extra, para ter um contato mais instantâneo com os presidentes, presidentes de comissões, GAs, não pensando como um substituto dos principais treinamentos presenciais, porque nada substitui esse contato. Fomos o primeiro Distrito a utilizar essa ferramenta, então temos já esse expertise, mas jamais imaginei que passaríamos por um momento de reclusão, como esse causado pela pandemia. Hoje é a ferramenta que encontramos para unir o Distrito à distância, mantendo as reuniões e até realizando o PETS e GATS de forma virtual, porque os trabalhos precisam continuar”, fala o governador 2018-19 Carlos Naves.

Rotary e a Pandemia – De acordo com o Diretor do Rotary International, Mário César Martins de Camargo, além das orientações para que os rotarianos continuem as reuniões on-line, as propostas a serem analisadas pela sede da organização nos EUA já foram enviadas, a fim de manter os clubes rentáveis. Serão avaliados a possibilidade de congelamento do dólar rotário, um estudo para o valor da taxa percapta, usar os fundos de subsídios, entre outros. “Alguma coisa com certeza vai sair, e já está saindo, como por exemplo o fundo para desastres naturais, pois a Covid-19 pode ser considerada uma catástrofe. Crise é o nosso sobrenome e o Rotary se renova e se fortalece nas adversidades”, garante Mário César.

Larissa Nakao

Comunicação Corporativa 

Localizar site dos clubes